Tarefas Fundamentais da Catequese: conhecimento da fé, educação litúrgica, ensinar a rezar, formação moral (atitudes cristãs), educação à vida comunitária e iniciar à missão (cf. Diretório Geral para a Catequese, nº 84 – 87). As tarefas fundamentais da Catequese a serviço da iniciação à vida cristã são realizadas para fazer provar, saborear o “mistério da Salvação”:
- Conhecer a Fé – os conteúdos de fé precisam desenvolver-se através dos textos bíblicos no método da Leitura Orante da Bíblia, conduzindo o catequizando à reflexão e diálogo com a Palavra; à experiência de fé; a interessar-se e ir criando vínculos com a comunidade; a prestar atenção na realidade e ir colocando-se em missão.
- Educação Litúrgica – a iniciação litúrgica vai se desdobrando no acompanhar o movimento do Ano Litúrgico em seu ritmo semanal e anual, colocando a celebração eucarística dominical no centro da semana → o Domingo “no primeiro dia de cada semana” o Dia do Senhor (domingo – Dominus, latim significa Senhor). Também acompanham o processo as pequenas celebrações catequéticas contidas no manual.
Assim como eu preciso fazer uma experiência com Cristo para segui-Lo, eu também preciso fazer uma experiência com a comunidade de fé, que é a Igreja, a portadora do depósito da fé, a extensão do grande corpo de Cristo e da qual eu sou membro. A comunidade é necessária para que a minha fé não seja estéril, morta, sem obras. Na comunidade paroquial, eu faço uma experiência de vida fraterna que faz toda a diferença no mundo de hoje. Na experiência dos apóstolos, o domingo tem lugar especial por se tratar do dia da ressurreição do Senhor. No início, quando eles não tinham igrejas nem eram perseguidos, eles celebravam em suas próprias casas. É isso que nós cristãos, hoje, somos chamados a resgatar: o sentido de casa de nossas paróquias, casa de comunhão e fé, ressurreição e vida. Portanto vejo como necessária a participação das missas dominicais, dos catequizandos e famílias, e não mesmo importante a participação ativa dos catequistas.
- Ensinar a Rezar – a aprendizagem de relacionar-se com o Amigo Jesus a partir do texto bíblico (o texto leva a conversar com Deus) e fórmulas memorizadas através do método mistagógico, assim como, cantos litúrgicos apropriados ao nível do catequizando; conduz à eficácia e vivência de uma verdadeira espiritualidade eclesial.
- Formação Moral (atitudes cristãs) – a prática fundamental da catequese é criar costumes e mentalidade de vida embasada e arraigada no Evangelho, e esta prática pelo saber aproveita todos os momentos e oportunidades como “importantes e educativos à aprendizagem dos valores transmitidos por Jesus no Evangelho”.
- Educação à Vida Comunitária – a primeira aprendizagem fraterna e comunitária se dá no próprio grupo de catequese “Venha e veja” (cf. Jo 1,39) e esta vai se ampliando com a comunidade eclesial pelo testemunho do catequista e família.
- Iniciar à Missão: é
a meta da catequese que começa pelo catequista visitando, conhecendo e
missionando a família do catequizando e este pelo testemunho do catequista
vai se abrindo à comunidade e sociedade do seu contexto. (Marcar visitas
as casas dos catequizandos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.
Jonathan Cruz