Objetivo: Integrar as pessoas e pensar sobre a liberdade que acontece na união das mesmas.
Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.
Material: Um apito
Tempo estimado: 10 minutos
Acolha as pessoas e diga que elas têm uma missão a cumprir, peça a todos que façam um círculo de mãos dadas. Após a formação do círculo peça para cada um olhar bem a pessoa que está à sua direita e à esquerda, deixe-os conversar por um minuto (perguntar o nome, idade, o que faz da vida, curiosidades).
Logo depois, pergunte: Vocês já sabem quem está à sua direita e `a sua esquerda? Por exemplo, a minha mão direita está na mão esquerda de “fulano” e a minha mão esquerda está na mão direita de “sicrano”. Diga para eles que não podem esquecer. (Diga para eles que é muito importante saberem quem está ao lado para a atividade dar certo).
Após isso, diga para todos ou a todas que quando apitar eles devem andar aleatoriamente em um espaço que não fiquem, nem muito próximos, nem muito distantes um dos outros. Neste momento, é bom falar sobre a liberdade que temos em andar sozinhos. Explique que quando apitar duas vezes todos devem parar onde estão. Paradas onde estão, sem sair do lugar, devem dar as mãos como estavam na primeira formação (lembre as pessoas de não trocarem as mãos, ou seja, quem estiver na sua mão esquerda e à direita). Permita um ou outro de se mover, somente para alcançarem o colega e nunca para ficar na posição original. Isso fará um “nó humano”. Então, você pede para que, sem soltar as mãos, refaçam a formação original do círculo.
Isso exigirá muito espírito de equipe, colaboração, ajuda mútua e parceria. O animador pode dar as devidas instruções de como eles podem se ajudar ou sair do nó, mas sem soltar as mãos.
Ao atingir o objetivo, no final peça, um aplauso ao grupo que, com união, espírito de equipe e muita abnegação conseguiram ajudar um ao outro, mas que ninguém conseguiu resolver a situação sozinho.
Fale que devemos estar sempre ligados em Cristo para se resolver inúmeros problemas de nossas vidas, mas precisamos da união das pessoas para que a liberdade aconteça para todos, como forma de igualdade em seus direitos. Pois é muito ruim estarmos presos às situações que nos tira a liberdade.
- DIREITOS HUMANOS
Objetivo: Resgatar a importância da Declaração dos Direitos Humanos e focar para a questão da liberdade.
Publico alvo: Crianças a partir dos 8 anos, adolescentes e jovens.
Material: Papeís: (cartolina ou canson) verde, amarelo e vermelho. Mural (painel)
Tempo estimado: 45 minutos
Preparar uma caixa de cartões com várias formas: círculos, triângulos, quadrados, retângulos, nas cores verde, amarelo, vermelho. Entregar um para cada pessoa.
Usar as formas para distribuir o grupo em subgrupos, de acordo com a forma.
Dispor em uma folha de papel alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) (procurar nas dicas de sites), e entregar aos grupos para serem discutidos. - Propor que cada um relacione com a vida: os direitos que já são respeitados e os que ainda não são.
Escreve-se nos cartões verdes o que já existe e é reconhecido; nos amarelos o que precisa de mais atenção e respeito; nos vermelhos o que ainda precisa ser alcançado porque ainda não é reconhecido e respeitado pela sociedade ou países.
Após a conversa, cada grupo seleciona um ou dois artigos discutidos para serem apresentados em plenário.
Forma-se um grande círculo, onde cada subgrupo expõe para os demais o que foi conversado acerca dos direitos humanos, ilustrando com fatos vivenciados ou noticiados (de violação, de lutas pelo reconhecimento, de conquistas, mobilizações etc.).
À medida em que conclui, afixa os cartões dos Direitos Humanos no painel (ou parede) dos Direitos Humanos.
O coordenador anota e complementa, se necessário, esclarecendo equívocos e lançando perguntas que ajudem na reflexão.
Perfeito...tenha certeza q vou fazer semana q vem!!! Bjkas boa noite!!! :-D
ResponderExcluirPODE SER MENOS COMPLICADO DE SE FAZER A DINÂMICA SE FIZEREM DOIS CÍRCULOS, UM DENTRO DO OUTRO C O MESMO NUMERO DE CRIANÇAS, DEPOIS O CÍRCULO DE DENTRO PASSAR POR BAIXO DOS BRAÇOS DO CÍRCULO DE FORA, COMO EM UMA DANÇA DE QUADRILHA.
ResponderExcluirÓtimas as atividades da CF'2014. OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá, Jonathan
ResponderExcluirForça e fé sempre!!!
Unidos vencermos os cristãos...
Abraços fraternos
Ótima,adorei, só não consegui visualizar as imagens.Valeu Jonathan vc sempre com belas ideias. Deus te recompensara e te abençoe.
ResponderExcluiramei a do nó humano e os crismandos adoraram demais, parabéns e obrigada
ResponderExcluiramei, fiz a do nó humano e os crismandos se divertiram e aprenderam muito, parabéns
ResponderExcluirAdorei a dinâmica: Direitos Humanos, fiz com meus catequizandos na semana passada e deu muito certo.Obrigada.Parabéns!
ResponderExcluirJaqueline Timóteo/MG