terça-feira, 4 de março de 2014

Atividades sobre a Campanha da Fraternidade 2014

No dia 5 de março, em todas as paróquias do Brasil vai ser lançada a Campanha da Fraternidade com o tema 'Fraternidade e Tráfico Humano'. Entre os objetivos está o de conscientizar a sociedade sobre a insensatez do tráfico de pessoas e sobre a sua realidade. Conforme a CNBB, o problema é difícil de ser enfrentado por causa do preconceito e do medo das vítimas, fazendo com que poucas pessoas denunciem os fatos do tráfico. 
O período forte da Campanha da Fraternidade é a quaresma, que inicia na quarta-feira de cinzas e termina na Semana Santa. O convite é a conversão em vista de uma melhor vivência do evangelho. É o que expressamos no momento da imposição das cinzas, quando o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”!
Pensando em ajudar os catequistas do Brasil com sugestões para enriquecer ainda mais seus encontros na catequese, apresento a vocês algumas ideias  de atividades que criei com muito carinho.
Confira:



O catequista poderá desenvolver as atividades acima de acordo com a realidade da turma.
Quando elaboro as atividades tenho o cuidado de pensar nas crianças menores, as de 6 anos por exemplo, pois ainda não sabem escrever e o catequista deve trabalhar com elas através da oralidade e do visual (imagens, fotos, gravuras etc). Uma ideia bacana para esta idade, são histórias. O catequista poderá criar alguns fantoches e contar uma história, ou reunir com os outros catequistas e apresentar um teatro, ou criar a sugestão da TV que passei na postagem anterior e contar a história do Pinóquio e outras relacionadas ao tema 
No querido blog, que também trabalha em prol da evangelização, o Amiguinhos de Deus, tem algumas sugestões de desenhos para colorir, veja:





Catequistas, uma sugestão que não pode faltar nos encontros são cartazes com versículos bíblicos que leva os catequizandos a refletir o tema da Campanha da Fraternidade. Veja alguns: Gálatas 5,1 (o lema) / João 1.10 / João 4.10 / João 8.32 / Isaías 49.15 / Isaías 54.10 / Isaías 66.13 / Isaías 1.16 - 18 / Mateus 6.24 / Gálatas 5.22-23 / João 15. 9-11 etc.
Sempre faço um cartaz com essas passagens bíblicas e no início do encontro lemos e refletimos a mensagem de cada versículo.
Amigos catequistas, por hoje é só!
Reze uma Ave Maria por mim e até a próxima.  

Dinâmicas para Campanha da Fraternidade 2014

NÓ HUMANO

Objetivo: Integrar as pessoas e pensar sobre a liberdade que acontece na união das mesmas.
Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.

Material: Um apito

Tempo estimado: 10 minutos

Acolha as pessoas e diga que elas têm uma missão a cumprir, peça a todos que façam um círculo de mãos dadas. Após a formação do círculo peça para cada um olhar bem a pessoa que está à sua direita e à esquerda, deixe-os conversar por um minuto (perguntar o nome, idade, o que faz da vida, curiosidades).

Logo depois, pergunte: Vocês já sabem quem está à sua direita e `a sua esquerda? Por exemplo, a minha mão direita está na mão esquerda de “fulano” e a minha mão esquerda está na mão direita de “sicrano”. Diga para eles que não podem esquecer. (Diga para eles que é muito importante saberem quem está ao lado para a atividade dar certo).

Após isso, diga para todos ou a todas que quando apitar eles devem andar aleatoriamente em um espaço que não fiquem, nem muito próximos, nem muito distantes um dos outros. Neste momento, é bom falar sobre a liberdade que temos em andar sozinhos. Explique que quando apitar duas vezes todos devem parar onde estão. Paradas onde estão, sem sair do lugar, devem dar as mãos como estavam na primeira formação (lembre as pessoas de não trocarem as mãos, ou seja, quem estiver na sua mão esquerda e à direita). Permita um ou outro de se mover, somente para alcançarem o colega e nunca para ficar na posição original. Isso fará um “nó humano”. Então, você pede para que, sem soltar as mãos, refaçam a formação original do círculo.

Isso exigirá muito espírito de equipe, colaboração, ajuda mútua e parceria. O animador pode dar as devidas instruções de como eles podem se ajudar ou sair do nó, mas sem soltar as mãos.

Ao atingir o objetivo, no final peça, um aplauso ao grupo que, com união, espírito de equipe e muita abnegação conseguiram ajudar um ao outro, mas que ninguém conseguiu resolver a situação sozinho.

Fale que devemos estar sempre ligados em Cristo para se resolver inúmeros problemas de nossas vidas, mas precisamos da união das pessoas para que a liberdade aconteça para todos, como forma de igualdade em seus direitos. Pois é muito ruim estarmos presos às situações que nos tira a liberdade.


- DIREITOS HUMANOS

Objetivo: Resgatar a importância da Declaração dos Direitos Humanos e focar para a questão da liberdade.

Publico alvo: Crianças a partir dos 8 anos, adolescentes e jovens.

Material: Papeís: (cartolina ou canson) verde, amarelo e vermelho. Mural (painel)
Tempo estimado: 45 minutos

Preparar uma caixa de cartões com várias formas: círculos, triângulos, quadrados, retângulos, nas cores verde, amarelo, vermelho. Entregar um para cada pessoa.

Usar as formas para distribuir o grupo em subgrupos, de acordo com a forma.
Dispor em uma folha de papel alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) (procurar nas dicas de sites), e entregar aos grupos para serem discutidos. - Propor que cada um relacione com a vida: os direitos que já são respeitados e os que ainda não são. 
Escreve-se nos cartões verdes o que já existe e é reconhecido; nos amarelos o que precisa de mais atenção e respeito; nos vermelhos o que ainda precisa ser alcançado porque ainda não é reconhecido e respeitado pela sociedade ou países.
Após a conversa, cada grupo seleciona um ou dois artigos discutidos para serem apresentados em plenário.
Forma-se um grande círculo, onde cada subgrupo expõe para os demais o que foi conversado acerca dos direitos humanos, ilustrando com fatos vivenciados ou noticiados (de violação, de lutas pelo reconhecimento, de conquistas, mobilizações etc.).
À medida em que conclui, afixa os cartões dos Direitos Humanos no painel (ou parede) dos Direitos Humanos.
O coordenador anota e complementa, se necessário, esclarecendo equívocos e lançando perguntas que ajudem na reflexão.

domingo, 2 de março de 2014

Campanha da Fraternidade 2014 - Uma história que nos dá bom exemplo

Olá Catequistas!
Todos aí pensando e planejando os encontros da catequese com o tema da Campanha da Fraternidade 2014.
Todos já sabem que o tema da Campanha da Fraternidade 2014 é Fraternidade e Tráfico Humano e o lema "É para a Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)".

Bom, hoje vou partilhar uma ideia!
Quem já ouviu a história do Pinóquio?
Sim, aquele que quando fala mentiras o nariz cresce...

Sabia que esta história dá um bom encontro de catequese? Eu aprendi com o livro da CF 2014 que todos podem adquiri-lo CLICANDO AQUI.

Então vamos contar esta história para nossos catequizandos?

A ideia é a seguinte:

Vamos criar uma TV Maluca... Quem lembra da postagem que fiz ensinando passo a passo como faz? Quem não viu a postagem é só CLICAR AQUI

Depois da TV criada, agora é hora de contar a história cena por cena.


















Depois da História é hora de refletir com a turma:
1 - Qual era a profissão de Gepeto?
2 - Na sua opinião, quando Gepeto criava um brinquedo mais caprichado ele vendia mais caro ou mais barato?
3 - Gepeto tinha um grande desejo que era ter um filho. Que filho Gepeto teve? Como era esse filho?
4 - Ao criar o boneco e ver que o boneco possuiu vida, Gepeto logo teve vontade de vende-lo e se tornar milionário?
5 - O Pinóquio tinha algum preço para Gepeto?
6 - O que Gepeto sentia por Pinóquio que o fazia ser tão especial?
7 - Gepeto pode ser comparado a Deus?
8 - Gepeto criou o boneco de madeira e o que Deus criou de tão especial que não tem preço?
9 - Quando Deus criou os seres humanos Ele pensou em um preço para cada ser humano?
10 - Para Deus existe algum ser humano mais valioso?

Hora da Dinâmica: O catequista dividirá a turma em 3 grupos e distribuirá revistas, jornais, panfletos de supermercado, lojas e 1 cartolina branca para cada grupo.
O Grupo 1 recortará gravuras de "Coisas baratas" e colarão na cartolina.
O Grupo 2 recortará gravuras de "Coisas mais caras" e colarão na cartolina.
O Grupo 3 recortará gravuras de "Coisas que não tem preço, porque é valioso demais".

Depois de prontos os cartazes o catequista colará os cartazes na parede e juntos com a turma refletirá cada cartaz:

1 - Porque algumas coisas são mais caras do que as outras?
2 - Devemos comprar tudo que desejarmos?
3 - O que é mais valioso: Um presente caro ou a alegria de estarmos sendo os melhores amigos dos nossos pais e de todos que cuidam de nós?
4 - Por que as gravuras do cartaz 3 não tem preço por ser valioso demais?

Momento Final: Oração da CF 2014 para colorir (CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR)

Pessoal, por hoje é só... Reze uma Ave Maria por mim e até a próxima.