sábado, 24 de agosto de 2013

Encontro para catequese sobre Vocações

Olá amigos Catequistas!
Mês de agosto, mês de alegria, mês das vocações, mês dos Catequistas ! (até rimou rsrsrs)
Antes de começar com as novidades, quero deixar registrado aqui, todo o meu carinho e admiração aos catequistas do mundo inteiro. Que Deus abençoe a todos nessa linda caminhada que tanto amamos.
Que lembremos sempre que o nosso trabalho é pra Jesus, por Jesus e da vontade de Jesus. Por Ele façamos sempre o nosso melhor, que possamos sempre nos doar por inteiro, e em cada catequizando que Ele nos confiar, podemos ver a imagem e semelhança de Jesus. Parabéns a todos os catequistas!

Bom amigos,
Hoje, venho contar detalhadamente como foi o encontro que realizei sobre VOCAÇÕES.

ACOLHIDA: Acolher os catequizandos com alegria. Em rodinha, cantando e dançando a música FAMÍLIA (CD Pescadores Kids). Obs.: Um catequizando com a imagem da Sagrada Família vai até o centro da roda, levanta a imagem bem alto e passa a imagem para outro catequizando repetir o mesmo gesto. No Final da música e gestos, pedir a todos para fechar os olhos e pedir a Deus uma prece para a família.
AMBIENTE: Altar com a imagem da Sagrada Família, pés de papel, cartaz com um ponto de interrogação, uma caixa de presente. Veja a foto:

  • Perguntar aos catequizandos o que representa o altar;
  • O que os pés e o ponto de interrogação representa;
  • O que pensam quando ouvem a palavra VOCAÇÃO;
Dúvidas vão surgir, e surgirão nuvenzinhas em suas cabecinhas com um ponto de "?", então após dúvidas e mais dúvidas, é importante partir para a história de PEIRRE. A história conta a vontade imensa de um pássaro chamado PIERRE de descobrir sua vocação. No decorrer da história o avô de Pierre o ajudou a descobrir o caminho certo de sua vocação. Para conhecer e imprimir a história basta clicar aqui e conferir no blog JARDIM DA FÉ.
  • Imprimir os pássaros, colei eles em palitos de churrascos e os transformei em fantoches.
Pássaro Pierre
Pássaro Vovô

Depois da história, refletir coletivamente a mensagem transmitida e logo após, passar de mão em mão uma caixa, sendo que cada um deverá tirar uma gravura, e dizer se a gravura reflete vocação ou profissão.
Explicar a diferença de profissão e vocação:
Profissão
Vocação
1 . aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho1. chamado de Deus para uma missão, que se origina na pessoa como reação-aspiração do ser
2. preocupação principal: o "ter", o sustento da vida2. preocupação exclusiva: "o ser" , o amor e o serviço
3. pode ser trocada3. é para sempre
4. é exercida em determinadas horas4. é vivida 24 horas por dia
5. tem remuneração5. não tem remuneração ou salário
6. tem aposentadoria6. não tem aposentadoria
7. quando não é exercida, falta o necessário para viver7. vive da providência divina
8. na profissão eu faço8. ha vocação eu vivo

A profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e responsabilidade. A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade. Fonte: Catequisar
  • Para finalizar o momento da rodinha, propor que todos fiquem de pé e dancem a música  "Vai Pular quem é Cristão" (CD Pescadores Kids)
Depois de dançar, pular, sorrir... é hora de colorir!


MOMENTO FINAL: Oração as vocações, beijos e abraços e até o próximo encontro.


Bom amigos catequistas, por hoje é só! Fiquem todos com Deus.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Capelinha feita de caixa de leite

Olá Pessoal! Todos emocionados acompanhando o Papa Francisco pela TV né? Também estou muito!
Bom, hoje vim mostrar uma Arte que eu, a catequista Conceição e Ivana estamos fazendo para nossos catequizandos.  Estamos confeccionando uma "Capelinha de Nossa Senhora do Carmo" feita com caixa de leite veja as fotos:





Catequista é mesmo um ser ARTEIRO! (rsrs)
Até a próxima!

domingo, 21 de julho de 2013

Retiro com os catequizandos

Olá pessoal! Eis me aqui...
Hoje venho apresentar a vocês a realização de um sonho que sempre tive em minha caminhada como catequista.
O sonho de realizar um Retiro Espiritual com meus catequizandos.
De tanto pedir a Jesus, Ele, creio eu, foi encaminhando tudo. Por isso agradeço do fundo do meu coração pela realização dessa abençoada graça.
Para realizar um retiro com os catequizandos exige do catequista criatividade e organização. Não devemos fazer por fazer, fugir do foco. Devemos realizar um retiro leve, voltado para as crianças, porém mostrando a elas a importância do Retiro.
Ouve momentos de brincadeiras, dinâmicas, porém teve muita oração e louvor, ao qual não poderia faltar de jeito nenhum. Enfim, foi uma mistura boa, evangelização e diversão. Não teve quem não gostou.
Veja as fotos:




A programação foi feita através de uma que postei aqui tempos atrás clique aqui. Mas o retiro pode ser realizado num formato de circulo como: Momento de oração, Momento do Canto, Momento de contação de histórias bíblicas, Momento de dinâmicas. Nesse circulo o catequista vai conduzindo o retiro... Aja criatividade... Fiquei exausto mas valeu.

AGRADECIMENTOS:
Agradeço a catequista Cidinha que doou seu lindo Sítio.
Agradeço a nossa coordenadora Lílian, que correu atrás de todos os preparativos e que contagiou o retiro com seu entusiasmo e animação.
Agradeço as mamães que nos acompanhou e nos ajudou muito.
Agradeço a Prefeitura Municipal de Paraopeba pela doação do transporte.
Que Jesus abençoe a todos!

Ahhh! Não poderia me esquecer de convidar neste momento todos os leitores que por aqui passam para fazermos juntos uma oração pela JMJ 2013 que está iluminando nosso país.

Oremos:
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

SEJA BEM VINDO PAPA FRANCISCO!
Até mais pessoal!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cantinho da Catequese - Mês de junho

No mês de junho a turma da perseverança criou o mural dos santos juninos que ficou todo o mês esposto na capela de São Benedito.
Ficou muito lindo! Vejam as fotos:



Parabéns aos catequizandos da perseverança e as catequistas Solange e Cidinha.

domingo, 16 de junho de 2013

Adoração ao Santíssimo na catequese

Olá meus amigos de caminha!
Sem que ando muito em falta com vocês aqui no blog, mas as vezes por motivos maiores temos que dar um tempo em alguns projetos para fortalecer outros.
Hoje estou aqui de volta para compartilhar alegrias, ideias e talvez contribuir para os encontros de vocês.

Em véspera de Corpus Christi (30 de maio de 2013) fiz um encontro totalmente reflexivo e espiritual com meus catequizandos, levei-os a perceberem a importância grandiosa de adorar ao santíssimo.

Acolhida: Montei um altar onde ficou somente o santíssimo.
Iniciamos o encontro cantando: 


♪ ♫ Jesus está aqui, ele está aqui... (aleluia)Tão certo como o ar que eu, respiro (aleluia)
Tão certo como as manhãs que se levantam...!
Tão certo quanto eu te falo e podes me ouvir...!
Aleluia, aleluia...(tudo isso duas vez!) ♪ ♫

É muito importante que nossos catequizandos saibam o verdadeiro sentido de adorar ao santíssimo, saber que ali nada mais nada menos é a presença de Jesus Eucarístico, nosso salvador.

O Santíssimo, confeccionamos com papel laminado, e E.V.A branco. Veja:

Ao iniciar o encontro, alguns catequizandos perguntaram o que era aquilo, como se chamava, e com isso percebi a grande responsabilidade que tinha naquele encontro.
Após explicações, e diálogos, fizemos um momento de reflexão, meditação, um momento totalmente de encontro com Cristo. Esse momento foi importante para que nossos catequizandos se sentisse íntimos com Cristo e também saber como se procede num momento de oração, e no dia de Corpus Christi na igreja Matriz de nossa cidade levei-os para adorar ao Santíssimo, foi LINDO. 

Agora pessoal, vejam fotos de nosso encontro:





Após o momento de adoração fizemos uma linda atividades que vocês podem encontrar clicando aqui.

domingo, 19 de maio de 2013

Pentecostes - Encontro para Catequese

Olá queridos amigos!
A postagem de hoje é sobre o encontro que realizei com minha turma de pré - catequese cujo tema é "pentecostes".
Numa turma de pré - eucaristia, com catequizandos iniciantes, é bom que sejam passados a eles a importância do "Espírito Santo" em nossas vidas. Ano que vem que estarão na preparação da Eucaristia, pretendo realizar um encontro sobre Pentecostes com mais profundidade.

Ambiente: Montei um altar com um forro vermelho.
  • O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor.
Sobre a mesa do altar estava uma vela acesa, que simboliza a língua de fogo que desceu sobre os apóstolos e um carrinho de brinquedo com um GPS para a história que será contada no encontro.
Também sobre a mesa a Bíblia aberta em Atos 2. 1-13 e um vidrinho com óleo simbolizando o espírito santo que recebemos no batismo.

Iniciei o encontro fazendo uma breve retrospectiva dos encontros anteriores para de fato chegar no tema principal do encontro. Comentei com os catequizandos a morte de Jesus e sua ressurreição (tempo da páscoa), sobre a ascensão do Senhor, e pentecostes.
Quando disse pentecostes, todos perguntaram: -  O que é isso? Então perguntei a eles: - Crianças, qual livro posso encontrar esta respostas para vocês? E graças a Deus todos responderam: - Na Bíbliaaaaa. 
Peguei a bíblia e fiz a leitura de Atos 2.1-13.
Ao fazer a leitura bíblica, é preciso emoção nas palavras, para que os catequizandos sintam a forte sensação do poder da vinda do Espírito Santo sobre nós.
(Nada de ler, como se tivesse lendo um texto qualquer, é preciso de uma voz FORTE, e muita EMOÇÃO durante a leitura)

Após a leitura dialogamos e logo em seguida cantamos:

Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar.
1. Nossos caminhos, vem iluminar.
Nossa vida, vem iluminar.
Nossa família, vem iluminar.
A catequese, vem iluminar.


Logo após o canto vem a história:

GPS do Espírito Santo

Um dia Deus estava muito feliz e resolveu criar carro (que somos nós), e disse que seria sua obra prima. Escolheu a cor, os faróis, os acessórios, pensou em cada detalhe. Agora vou por um combustível especial. Deu-nos ema gasolina do seu espírito.
O carrinho deu partida e foi: AMOR, PAZ, ALEGRIA E UNÇÃO (todos dizem alto 2 vezes). E seu carrinho andando por aí e agradecendo pelas maravilhas que Deus criou. De repente a gasolina acabou e sem perceber o carrinho colocou gasolina adulterada pelo pecado: ÓDIO, GUERRA, BRIGA E INVEJA (todos dizem alto 2 vezes) e nosso carrinho começou a brigar, a querer ser o melhor, a mentir e foi se desgastando até que ficou estragado.
Nossa será que esse carrinho pode ficar assim?
Não. Vamos pedir ajuda ao filhinho amado de Deus.
Rezem comigo: (o catequista diz para os catequizandos repetirem) Jesus, eu quero te pedir perdão pelas vezes que menti, desobedeci e fiz coisas que não agradaram seu coração. Limpa-me do pecado e dá me um novo combustível.
Quando a gente pede perdão Jesus não só limpa nosso carro do combustível ruim como traz uma novidade radical. Ele põe em nosso carro um GPS. Vocês já viram um GPS? (pergunta as crianças)
Sabem pra que serve?
O GPS nos ajuda a chegar a algum lugar. Tem uma vozinha lá dentro que fica calculando a rota, virar a direita a um quilometro...
Vejam aqui (mostrar o carrinho e um GPS ou mostrar um desenho) esse somos nós. E nós somos como o carrinho que tem uma direção a seguir. Pra onde temos que ir? Para o céu. O final de nossa jornada tem que nos levar ao céu. Quando somos batizados recebemos o Espírito Santo que fica em nós como um GPS, calculando nossa rota, e nos ensinando a chegar no céu, sempre seguindo o caminho do bem.
Vamos ligar nosso GPS? (Nesse momento o catequista poderá fazer uma cruz na testa de cada catequizando com o óleo dizendo: Que o Espírito desça sobre você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Logo após, o catequista continua: Vamos agora ligar de vez nosso GPS colocando a mão no coração dizendo comigo: Espírito Santo, sei que esta aí, mas a partir de hoje quero te ligar, aumentar seu volume pra te escutar melhor.    

Depois da história e do bate-papo sobre a história um lindo desenho sobre pentecostes.

Finalizamos o encontro rezando a oração:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém

domingo, 12 de maio de 2013

Encontro para catequese: Dia das mães


No último encontro (11/05/2013), o tema do encontro que realizei com minha turminha foi totalmente direcionando às mamães!

Iniciei Cantando a música:
Ave, cheia de graça
Ave, cheia de amor
Salve, ó mãe de jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor
Salve, ó mãe de jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor

Logo após a música rezamos uma Ave Maria.

Depois do momento inicial, sentamos em circulo e contei a história abaixo...

Uma grande Lição

Marcos era um garoto preguiçoso. Não gostava de escola, nem de estudar, nem de ajudar a sua mãe nas tarefas de casa. Sua mãe já não sabia o que fazer. E todos os dias vinham reclamações dos professores lá da Escola. Não tinha dia que não brigasse na rua. Ele vivia batendo e apanhando.
Certo dia Marcos ficou muito pensativo, sua mãe estranhou por que aquilo não era normal... Ele sempre foi agitado, e pensava:

Droga de vida chata! Uma mãe enjoada, que vive me mandando para a escola! Droga! Eu podia ter uma irmã e aí ela fazia tudo, não é? Ficava com todo o serviço de casa e eu livre!

E Marcos começou a se arrumar para ir à escola. Coisa mais que estranha! Não foi preciso nem a mãe mandar! E a mãe ali assustada, sem entender nada.
Mas Marcos estava pensando em aprontar, e pensava:

- Hoje eu vou resolver meu problema.

Marcos programou tudo direitinho: No final da aula saindo da escola, ele se jogou na frente de um carro. Ele achava que fazendo assim ia ficar longe e livre da escola e da mãe que sempre chamava sua atenção...

"A história não terminou por aqui, o catequista pode criar um final bem feliz para esta história que foi retirada e adaptada do livro Jesus é 10! da editora Santuário."

Após a contação da história fizemos um bate papo sobre as atitudes do personagem da história, logo após realizamos uma brincadeira pra lá de descontraída e divertida.
Sabe a brincadeira da bolinha que passa-passa? Pois é, adaptei em cima dessa. Levei uma almofada com a imagem de Nossa Senhora, e catando o refrão da música que iniciei o encontro, todos iam passando a almofada, quando a música acabava os catequizandos tinham que parar de passar a almofadinha de Nossa Senhora e dizer o que já fez de desobediência com a mamãe e que se arrependeu e nunca mais fez.

Depois da dinâmica e de um delicioso bate papo partimos para o momento da lembrancinha do Dia das mães (clique aqui).

O último momento foi a oração final em intenção de todas as mamães.

Fotos do encontro:

(Pra contar história tem que botar uma pitada de empolgação! Olha o rosto do catequistas!!! kkk)

(Participação dos catequizandos)

(A música parou e a almofada de Nossa Senhora parou no???? kkk)
(Hora de confessar a desobediência que fez com a mamãe e prometer não repetir nunca mais.)

CONVITE:

Até a próxima pessoal!

Lembrancinha Dia das Mães: Caderninho de Oração

Catequistas Unidos é outra coisa!!!

Eu, Conceição e Ivana, nos juntamos e confeccionamos um lindo caderninho de oração para que nossos catequizandos presenteassem suas mamães neste Ano da Fé, onde oração é o essencial para a vida e família prosseguirem firmes e fortes na estrada da vida.
Nossos catequizandos fizeram um lindo cartãozinho para acrescentar ainda mais a beleza da lembrancinha.
Fizemos mais de 60 lembrancinhas! Verdadeiramente a União faz a força! (kkk)


 (Tia Conceição e Tia Ivana)
(Olha eu aí! Eita semana corrida... Eu chagava do trabalho e ficava toda a tarde por conta das lembrancinhas, mas valeu a pena...)



Dentro de cada bloquinho tinha as seguintes orações:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Creio em Deus-Pai, todo poderoso,
criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo
nasceu da Virgem Maria
Padeceu sob Pôncio Pilatos
Foi crucificado, morto e sepultado
desceu a mansão dos mortos
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus
está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica
na comunhão dos Santos
Na remissão dos pecados
na ressurreição da carne
na vida eterna
Amem.
Oração da Mamãe Grávida
Ó Maria Santíssima,
por uma escolha gratuita do Pai,
fostes agraciada com a Maternidade Divina,
no tempo da gravidez e do parto.
Vós que também fostes mãe,
olhai para mim,
pois estou apreensiva com
o momento do parto e me sinto insegura
em relação ao que poderá acontecer.
Que eu tenha um parto feliz.
Agora, ó Mãe,
me sinto mais calma e tranquila
porque já percebo a vossa proteção e
desde já vos confio este novo ser.
Nossa Senhora do Bom Parto,
rogai por mim!
Amém!
Oração pelos filhos
Meu Deus e Senhor, sois Vós o Criador e o Pai verdadeiro dos meus filhos, a Vós pertencem, por isso eu Vos-los ofereço , pedindo-Vos que abençoeis quando os abençoo em Vosso nome
Não Vos peço que lhes deis nem riqueza nem pobreza, mas somente o que é necessário para viverem honradamente.
O que Vos peço é que lhes imprimais um verdadeiro horror ao pecado, que os afasteis de todo o mal, que os preserveis do contágio do mundo, que lhes deis sentimentos nobres, cristãos, sinceridade e simplicidade, que os encheis do Vosso amor.
Juntai a todas estas graças de lhes concederdes largos e prósperos anos, de que façam bom uso para Vosso serviço e salvação de suas almas.
Tenha eu a consolação, Senhor, de os ver em torno do meu leito, de lhes dar a última benção e de os tornar a ver no céu em Vossa companhia por toda eternidade.
Amém.
Oração do Matrimônio
Trindade Santíssima, pela intercessão dos santos anjos e de Nossa Senhora, aumentai e aperfeiçoai cada vez o meu amor pelo(a) meu (minha) esposo(a) e de meu (minha) esposo(a), por mim: dai-me sempre lembrar do meu compromisso matrimonial diante de Vós, no santo altar, lembrando-me sempre de que o matrimônio não é apenas uma instituição social mas, antes de tudo, um Sacramento.
Auxiliada(o) pela Vossa graça, ajudai-nos na tarefa de enriquecer e fortalecer nosso relacionamento. Se me disponho a crescer no amor unida(o) ao Vosso Amor, o conseguirei mais do que através de que centenas de terapias, ou sessões de aconselhamento. Devo conhecer Vossas santas Leis, Vossos Ensinamentos para caminhar em Vossos passos. Vinde sobre mim e minha família com Vossa Luz, despertai em nós um verdadeiro ardor missionário, curai todas chagas de nossos corações. Amém
ORAÇÃO DA FAMÍLIA.
Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.
Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.
Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.
Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.
Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.
Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.
Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!
ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da Terra.
Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.
ORAÇÃO DO PERDÃO
Pai Celestial inflama em mim e em minha família o fogo do Amor Divino. Conduze-nos a uma união mais profunda com o Senhor através do perdão. Abre nossos olhos e dá-nos uma nova visão. Ajuda-nos a enxergar as áreas de nossa vida que estão em escuridão pela falta de perdão. Senhor Jesus Cristo ajuda-nos a sermos obedientes,a perdoar. Ajuda-nos a amar e a perdoar como Tu amas e perdoas – incondicionalmente. Ajuda-nos a mudar a tendência do nosso coração para que as outras pessoas vejam Tua paz reinando vitoriosamente em nós, e desejem esta paz que vem apenas de Ti. Ó doce Espírito Santo, ilumina nosso corpo, nossa mente, nosso coração e nossa alma. Não permitas que nenhuma área do nosso ser permaneça em escuridão. Revela-nos todas as áreas onde há falta de perdão, onde há amargura, ressentimento, ódio e raiva. Dá-nos a força e o desejo de nos abrir ao dom e a graça do perdão, de aceitá-los e de agir de acordo com eles. Toda a glória honra e louvor ao Senhor, Pai amoroso, agora e por toda a eternidade. Amém.


CONVITE

Homenagem Dia das Mães

No dia 08 de maio de 2013, realizamos na capela de São Benedito uma homenagem as mamães de nossos amados catequizandos.
Teve Momento de oração e reflexão, momento de dinâmicas, consagração a Nossa Senhora do Carmo (nossa padroeira), sorteio de brindes, enfim, foi uma festa maravilhosa e abençoada.

Parabéns mamães!


(Este altar feito pela Coordenadora Lílian Mara, ficou lindo!)


(Brindes do sorteio... Todas as mamães ganharam!)



 (Consagração a Nossa Senhora do Carmo)

Convite:

Encontro de Catequese sobre Maria, nossa mãezinha


  • Objetivo:

Levar a criança à descoberta de como a mãe de Jesus é boa e do quanto ela quer cuidar da gente também.


  • Acolhida:

Promover a integração a partir do canto:
Refrão: " Maria da Paz, da paz, da paz, ela anda pra frente ela anda pra traz. (bis)
1 - Ela pula de um lado... Ela pula do outro. (bis)
Refrão.
2 - Ela reza de um lado... ela reza do outro. (bis)
Refrão.
3 - Ela abraça de um lado... ela abraça do outro. (bis)
Refrão.
(Se não conhecem esta música clique aqui e veja o vídeo)

Logo após a música, todos rezam uma Ave Maria.


  • A Chave do encontro:

Fazer um lindo cartaz com a pergunta: Vamos saber como Maria cuidava de Jesus?
(Colocar os catequizandos para participar nesse momento).
"No encontro que realizei, tive catequizandos que comparam a maneira como Maria cuidava de Jesus com sua própria mãe. Muitos disseram que Maria trocava as fraldas, dava de mamar, dava carinho, amor, cuidava quando estava doente."


  • Palavra:
Proclamar Lc 2.6-7, adaptando as palavras mais difíceis. Utilizar a imagem do Menino Jesus, a manta e a cesta para tornar mais real a leitura da passagem. Ressaltar como Maria, a Mãe de Jesus, cuidava dele com muito amor, quando ele era pequenino, e que assim também cuida de nós.

  • Momento de Oração: 
Colocar as crianças de joelhos e mãozinhas postas diante da imagem. Convidar uma criança de cada vez para que também faça seu carinho em Jesus, como sua mãezinha também fez. Ensiná-las a repetir a seguinte oração: "Obrigado (a), Jesus, por que Maria é minha Mãe também."

  • Atividade Prática:
Com papel e lápis de cor, cada catequizando desenha a si e sua família, e o que mais gostaria que a mamãe de Jesus, que também é nossa mãe, tomasse conta.
"Após o desenho, pedi que quem quisesse dizer qual membro da família circulou e por que, poderia ficar a vontade. Alguns se intimidaram (respeitei a atitude daqueles que não quiseram expor), alguns catequizandos demonstraram maturidade, pois circularam o papai devido a profissão ser caminhoneiro e as estradas serem perigosas, outros circularam aqueles que bebia bebidas alcoólicas, entre outros motivos. O bom da dinâmica é que assim, podemos conhecer mais um pouquinho da vida de cada catequizando e orientá-los que toda graça a ser recebida vem de muita oração, fé, e perseverança."
Apresentar a imagem de Maria. Comentar que o amor e o carinho de Maria quer chegar até nós e nossas casas. Cada criança é chamada a pegar dentro do coração de Maria um coraçãozinho de barbante. Dobrar e colocar seu desenho dentro do coraçãozinho e colocá-lo no seu pescoço.
Nossa coordenadora da catequese disse que sua sobrinha ficou o dia inteiro com o coraçãozinho de barbante no pescoço, e onde ia e as pessoas perguntassem o que significava, a catequizanda explicava com detalhes o que tinha aprendido no encontro. Sabe o que me deixa feliz? É que semeamos as sementes e elas saem pelo mundo a fora dando bons frutos."
Usei esta imagem de Nossa Senhora. O coração grande em forma de envelope, com barbante, onde estarão guardados os corações pequenos para as crianças colocarem seus desenhos da família.

Olha só minha turminha com o coraçãozinho de barbante! Coloquei um bolsinho feito com o papel da mesma cor do coração, e dentro desse bolsinho que foi colocado o desenho da família feito por cada criança.

Após esse momento, todos seguram o coraçãozinho e reza uma Ave Maria para família e outra Ave Maria para a pessoa que está precisando de oração.

Convite:

sábado, 11 de maio de 2013

O “Sim” de Maria


Maria com o seu “sim” trouxe ou mundo o Salvador, Aquele que revela a face do amor incondicional, do perdão sem medida. Maria diante do pedido do Deus Pai não hesitou, não ponderou sobre as consequências do que poderia lhe acontecer. Não colocou sua segurança pessoal acima do projeto de amor de Deus. Maria não foi egoísta, não encheu o seu coração com duvidas e medos, ao contrario, diante da sua pequenez reconheceu-se serva, e assim pode encher-se da força do Deus Todo-poderoso e tornar-se a mãe do Salvador.

Maria como primeira missionária, a mãe que se torna filha, deu testemunho antecipado das palavras de seu filho Jesus. Maria ao saber que tinha encontrado graça diante do Senhor, não se deixou contaminar pela soberba, mas sim, se deixou contagiar pela humildade, Maria sabia que assim como seu filho, Aquele que não veio para ser servido e sim para servir, teria ela também de ser não só a escrava do Senhor, mas de todos os filhos e filhas a ela confiados, - Disse Jesus: "Mulher, eis aí o seu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis aí a sua mãe." (Jo 19,26-27) – Maria aceita a missão de também ser a mãe da Igreja.

Nós do “Católicos com Jesus” desejamos a todas as mães “Marias”, não só um feliz “Dia das Mães”, mas uma feliz vida na Graça de Deus como verdadeiras servas missionárias, que a cada dia dão o seu “sim”, a família e a Igreja. FONTE

domingo, 21 de abril de 2013

Teatro: Formação Litúrgica



No dia 02 de abril de 2013, nosso grupo de catequistas ficou responsável por apresentar uma oficina sobre o tema: Formação Litúrgica. Nossa coordenadora teve a ideia de apresentarmos um teatro com fantoches, pois apresentaríamos no grupo de catequistas, porém, com o objetivo de apresentar da mesma forma que apresentaríamos para nossos catequizandos. Apresentamos o teatro e foi um sucesso! Confira as fotos:


Aposto que todos estão curiosos pelo texto do teatro!!! Calminha, que vou passar... mas antes vou falar sobre a realidade das reuniões mensais de catequistas!

Na nossa paróquia acontece encontros mensais entre catequistas e sempre é proposto a cada comunidade (setor) apresentar oficinas através de temas propostos pela coordenação geral. O propósito é bom, mas como eu (Catequista Jonathan) sou bastante exigente com as coisas, vejo que nossos encontros mensais poderia "ter uma simpatia a mais".

Comparo esses encontros mensais entre catequistas, com meus encontros "semanais" na catequese, encontros esses que preparo pesquisando, buscando, compartilhando até chegar num fechamento e ser apresentado com muito carinho e respeito aos meus catequizandos.

É fácil preparar um encontro? Afirmo que "Não é fácil". É fácil buscar atividades sobre qualquer tema, tirar cópias e distribuir aos catequizandos e pronto. Por tanto, sei que tomar frente de um encontro mensal de catequistas não é fácil, mas também não impossível de ser feito algo bem feito.

Eu por exemplo gostaria de participar dessas reuniões e buscar algo que me enriquecesse, sair da reunião com algo a mais em minha bagagem, mas a realidade é que os temas são lançados às coordenadoras, sendo assim as próprias coordenadoras distribuem o tema aos catequistas e dizem que temos que montar uma oficina em cima daquele tema para apresentarmos em nosso grupo de catequistas no mês a seguir.

O que acontece de fato? 
Acontece que os catequistas são pegos de surpresa, não recebem antes uma formação sobre o tema proposto, e os pobres fazem o possível e impossível para montar algo sobre aquele tema.

Não foi fácil montar o teatro com os fantoches (na foto acima) de acordo com o tema que recebemos. Talvez facilitaria se nossa coordenadora junto com o grupo de catequistas tivesse antes uma formação, que não foi o caso. Não apresentamos na data proposta, devido a nossa dificuldade com o tema, e ainda fomos chamados a atenção. O esforço em questão, passou despercebido. 

Nossa coordenadora teve que buscar, pesquisar, e ir até a Belo Horizonte atrás dos fantoches... E tudo isso sabe por que? Porque é assim que se faz um catequista comprometido com a evangelização e no final percebemos que foi válido tamanho esforço devido o resultado que sentimos.

É muito fácil receber um tema e o comodismo dizer mais alto fazendo com que o catequista apresente o suposto tema de forma fria e sem entusiasmo. O difícil é ir em busca de "novidades", de algo que surpreenda! E se bem que o "comodismo" pode ofuscar o brilho "do que é novo", pois a impressão que tenho é que o "novo" as vezes não é bem vindo num grupo que é acostumado com o "antigo", com o de "sempre".

Enfim, nossas reuniões entre catequistas deveriam transmitir a maneira como devem ser realizados nossos encontros com os "pequeninos", ou seja, uma boa acolhida com sorrisos, abraços, carinhos, com palavras motivadoras, com elogios e reconhecimento pelo árduo trabalho que temos, com a presença de nossos pastores, pois como diz o evangelho de João 10.27-30 "que ressalta a presença do bom pastor que procura caminhar com o seu povo, conhecer sua realidade, sendo capaz de olhar de modo especial as principais falhas de seu rebanho." Mas a árdua realidade é que se seguirmos os exemplos transmitidos em nossos encontros mensais de catequistas e levarmos para nossa catequese, não haverá catequizando algum que aguentará tamanha frieza.
Pronto falei! 

__________________________________________________________________

Teatro de fantoches sobre FORMAÇÃO LITÚRGICA para Crianças

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Bom dia crianças, vamos dar início ao nosso encontro de hoje e quero ensinar-lhes as riquezas da formação litúrgica.
 Agora iremos falar sobre a entrada do celebrante, saudação e ato penitencial.

Julhinha (Maura): Eu gosto do canto de entrada.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Sim Julhinha, o canto de entrada expressa nossa alegria para este encontro com Jesus sacramentado. Durante o canto de entrada o Padre acompanhado dos ministros, dirige-se ao altar. O celebrante faz uma inclinação e depois beija o altar.

Julhinha (Maura): O beijo tem um endereço. Não é propriamente para o mármore do altar, mas para o Cristo, que é o centro de nossa piedade.

Joãozinho (Emanuel): Tia Mariquinha, porque as velas acessas? 

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): As velas acessas simbolizam a nossa fé.

Joãozinho (Emanuel): E o livro grandão da profissão de entrada?

Iza (Etelvina): Aquele livro grandão é o missal. O missal é o livro que contém todas as orações usadas durante a missa.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Depois o sacerdote se dirige a nós fazendo o sinal da cruz
(TODOS): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): O Sinal da Cruz significa que estamos na presença do Senhor e que compartilhamos de sua autoridade e de seu poder.

Pedrinho (                            ): Hummmmmmmm que legal

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Agora prestem muita atenção, pois vamos falar algo muito importante.

Iza (Etelvina): Ato Penitencial!!!!!!!!!!!!!

Pedrinho (                             ): Assim não vale, a Iza sabe tudo!

Julhinha (Maura): É mesmo Pedrinho, mas na verdade todos nós devemos saber todas as coisas do Senhor.

Joãozinho (Emanuel): Eu não me importo, pois eu to na catequese é pra aprender mesmo!
Iza (Etelvina): Gente deixa a tia Mariquinha falar.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): No ato penitencial celebramos a misericórdia de Deus. É um momento de arrependimento e propósito de mudança de vida, reconciliação com Deus e com os irmãos. O arrependimento deve ser sincero. Vamos rezar juntos
.
(Todos): “Meu Jesus, meu bom Jesus. Que por mim morrestes na cruz. Perdoa meus pecados, já não quero mais pecar. Amém.”.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Parabéns crianças, agora vamos dar continuidade ao nosso encontro e vamos aprender sobre o Hino de Louvor.

Joãozinho (Emanuel): Já sei pessoal, é quando levantamos nossos braços e cantamos bem animados.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): O Glória é um hino de Louvor, a Trindade Pai, Filho e Espírito santo, quando louvamos reconhecemos o senhor como criador, ele é o Oleiro, nós somos a argila.

Iza (Etelvina): Em nossas orações sempre fazemos nossos pedidos e às vezes esquecemos de louvar Jesus que é o centro de nossa oração.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Muito bem! Vamos ver a oração da coleta. Quando o Padre diz “OREMOS” ficamos em silencio. Cada um pode fazer o pedido a Deus mentalmente, em seguida o Padre eleva as mãos e profere a oração elevando nossas orações a Deus.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Após a oração todos respondem “AMÉM” para dizer que aquela oração também é sua.

Cachorrinho bidu (Cidinha): Au,Au,Au!

Joãozinho (Emanuel): Quieto Bidu!

Julhinha (Maura): Ele está dizendo “AMEM” na língua dos cachorros, hahahahahah

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Silencio!!!!!!!!!

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Um momento de muito silencio e atenção deve ser na hora da liturgia da palavra, pois é nesta hora que Deus nos fala.

Iza (Etelvina): Tia Mariquinha, após o “AMEM” da oração à comunidade pode sentar?

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Isso mesmo Iza, mas somente depois que o celebrante dirigir-se a sua cadeira.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): A 1ª Leitura é tirada do antigo testamento, onde se encontra o passado da historia da salvação, onde o povo se preparava para a vinda do Messias.

Pedrinho (                    ): Tia Mariquinha, fala do Salmo, eu sempre canto o Salmo na missa.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): O salmo ajuda-nos a rezar e a meditar na palavra que acabou de ser proclamado. Pode ser cantado ou recitado.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Agora a Iza vai falar pra nós sobre a 2ª leitura.

Pedrinho (                           ): Diz ai, sabe tudo.

Iza (Etelvina): A 2ª Leitura é tirada das cartas, Atos ou Apocalipse, as cartas são dirigidas a uma comunidade e a todos nós.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Pedrinho, você pode nos explicar a próxima parte?

Pedrinho (                          ): O  EVANGELHO????????

Pedrinho (                   ):  O EVANGELHO traz a principal mensagem para nós. É como se Jesus em pessoa se colocasse diante de nós para nos falar.

Joãozinho (Emanuel): Pedrinho, vc se esqueceu do canto de aclamação. O canto de Aleluia quer expressar nossa alegria em acolher a palavra de Deus.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Muito bem Joãozinho, o canto de aclamação é uma espécie de aplauso para o Senhor que vai nos falar.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Crianças vocês estão de Parabéns o Padre Gilson e Padre Antonio José irão ficar muitos satisfeitos em dar a 1ª Eucaristia para vocês. 
Agora iremos falar sobre Homilia, Apresentação das Ofertas, a Consagração, Pai Nosso e Benção Final.

Julhinha (Maura): Tia Mariquinha, porque o Padre para um pouquinho na missa e fica falando olhando para nós?

Iza (Etelvina): Julhinha, ele está explicando o Evangelho, o que Jesus quer nos dizer.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Isso mesmo, meninas! É Jesus nus falando.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Vamos falar sobre as ofertas. Nesta ora é que oferecemos a Deus nossas dificuldades, dores, tristezas, alegrias. É a hora de fazer os nossos pedidos.

Joãozinho (Emanuel): Tia, Nossos pedidos também vão na bandeja???????

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Não Joãozinho! São os Anjos de guarda de cada pessoa que leva os pedidos diante do altar do Senhor.

Joãozinho (Emanuel): Ah, entendi, agora eu entendi!

Julhinha (Maura): Tia, qual o momento mais lindo e mais sublime da santa missa?

Pedrinho (                           ): Deixa de ser boba Julhinha o momento mais emocionante da santa missa é a hora do pãozinho.

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Não crianças, nada disso! É o momento do milagre em que Jesus transformou seu corpo no pão e seu sangue no vinho. Por isso temos que ter um respeito profundo pelo celebrante, é através dele que este milagre realiza. Sentimos na obrigação de ajoelhar neste momento.

Julhinha (Maura): E o que a gente fala nesta hora?

Iza (Etelvina): Não falamos, não pedimos nada. Só contemplamos, admiramos a beleza do milagre.

Joãozinho (Emanuel): Você não perde encontro de catequese mesmo, hein Iza?

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Crianças, Agora chegou o momento de rezar a oração que Jesus nos ensinou:

(TODOS): Pai nosso que estais no céu. Santificado seja o vosso nome....

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Vocês prestaram bem atenção o que esta oração nos pede? Perdoar a quem nos ofendeu. Então vamos abraçar quem está ao nosso lado direito e esquerdo com o ABRAÇO DA PAZ.

Pedrinho (                          ): Nossa tia chegou o momento que vamos receber Jesus?????????

Julhinha (Maura): Oba! Todos vão receber Jesus????????

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): Isso mesmo, mas só receberão quem fez a 1ª Eucaristia.
Ao receber a Eucaristia, abaixem a cabecinha e agradeçam a Deus por tudo o que ele fez, o que ele faz e o que ele fará por você.
Quando o celebrante der a benção final, não saiam apressadamente, façam o sinal da cruz com respeito, como se fosse a ultima vez.

(TODOS): QUE LEGAL, TIA MARIQUINHA!

Catequista Tia Mariquinha (Mariza): E então crianças, vocês gostaram do encontro de hoje?

(TODOS): SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

 Catequista Tia Mariquinha (Mariza): No próximo encontro falaremos mais sobre liturgia. Até mais crianças.

Catequese Dom Bosco e Padre Augusto Horta
Oficina de Oração / Abril de 2013